Postagens

Mostrando postagens de 2025

Faz estremecer...

É complexo o que está por ocorrer, na interioridade o caos a permanecer. Algo está profundamente a doer, é momento do escondido se desenvolver. Cansado de velhos hábitos manter, mas é difícil discernir o melhor proceder. Um combo de propostas a se oferecer, nenhuma satisfaz o profundo do ser. Aspectos novos possíveis de se perceber, porém há questões falhas a acontecer. Entre o "já" e o "ainda não" a se viver, o tempo de espera faz estremecer.

Com todos devem mexer...

No interior de Nazaré tudo aconteceu, nas Escrituras o registro permaneceu. Ali se concretizou o grande apogeu: o mistério da encarnação num humilde hebreu. A tão esperada Criança enfim nasceu como o Antigo Testamento prescreveu. Sua missão Ele de fato exerceu, a aliança entre o humano e o Divino se restabeleceu. Para a maioria, esse foco se perdeu, do significado do Natal parece que se esqueceu. Infelizmente o secundário se fortaleceu, a visão dos indivíduos se distorceu. Por que muitos do essencial vieram a se esquecer? Como a alegria do Natal pode novamente florescer? O que é possível nesse momento fazer? Essas dúvidas com todos devem mexer!

Um caminho para percorrer

Imagem
As pessoas parecem não mais saber como viver, a ganância têm tomado conta de cada ser. O consumo e o cansaço estão a prevalecer, acomodação na ausência de sentido e no vazio do sofrer. Nem tudo é possível de algum modo entender, a maioria sente uma dor interior que não pode descrever. Muita exterioridade estimulada a se desenvolver, a futilidade se tornou a primeira a aparecer. No cotidiano, o estresse está a permanecer, ansiedade, depressão e burnout sempre a acontecer. A medicamentalização da vida vêm a ocorrer, com a superficialidade cada um acaba por perecer. Tudo pelos vão dos dedos está por escorrer, a estabilidade é difícil de se perceber. O barulho das mídias a ensurdecer, cada indivíduo de si mesmo a se perder. A esperança se mostra necessário manter,  parar, respirar e, quando necessário, as escolhas refazer. Contra a maré é difícil sempre correr, mas se acomodar é simplesmente ainda em vida morrer.

Princípio de algumas sínteses

Imagem
Um ano que está por se encerrar, algumas metas já posso vislumbrar. Muita coisa ainda para concretizar, entre potência e ato a me equilibrar. É nítido um longo caminho para percorrer, há muito para se amadurecer. Não cabe o futuro realmente prever, mas almejo um novo homem desenvolver. Aos poucos constatar elementos a suprimir, selecionar aquilo que vale a pena investir. Entre altos e baixos sempre progredir, manter o cuidado para não se confundir. Moldar o próprio interior no amor, não agir como mero expectador. Manter um espírito realmente inovador, do renovo ser um grande motivador.

Momento de maturação

Imagem
Ainda se faz presente o sentimento de rejeição, de diversas formas afeta o profundo do coração. É difícil adequadamente descrever a situação,  mas há fragilidades quem tocam a emoção. Na falta de perdão há uma explicação, volta e meia surge uma má impressão. É difícil curar cada ferida com determinação, Em si mesmo o debate possui ampla dimensão. Por vezes, ao outro transferimos a questão, ledo engano manter tamanha indiscrição. Cabe agir com maior ponderação, acolher os movimentos internos com atenção. Nem todo momento precisa de uma positiva expressão, aceitar a angústia e torná-la motivo de conversão. Dos pontos que aparecem fazer uma adequada distinção, não se contentar em manter a estagnação.

Recomece

Imagem
Por vezes, o medo nos estremece, olhamos em volta e tudo desfalece. Nada é concreto ao que parece, somente a certeza do chamado fortalece. O cansaço às vezes entorpece, cada raciocínio se obscurece. A agonia em alguns casos permanece, o indivíduo a si mesmo desconhece. Cada um envolvido pelo que aborrece, aos poucos há quem se enrijece. Do essencial até se esquece,  o sonho por vezes se esvanece. De repente, o coração se aquece, no ordinário algo novo floresce. É pequeno, mas lentamente cresce, o indivíduo pode iluminar o que escurece. Por vezes, é necessário que recomece,  a esperança nunca falece. A Verdade sempre permanece, isso é o que, de fato, acontece. Aos poucos tudo se esclarece...

Primícias do verdadeiro caminho

O humano precisa ser constantemente trabalhado. Em diversas dimensões sempre formado. O indivíduo é alguém multifacetado. De qualquer modo, tudo pode ser equilibrado. No ser humano, nada precisa ser negado. Para o bem é que tudo foi de fato criado. Cabe descobrir o melhor modo de tudo ser vivenciado. Lentamente, cada detalhe pode estar realmente harmonizado. Todo o olhar precisa ser educado. O tato adequadamente canalizado. Em cada dimensão devidamente estruturado. Tudo pode para o bem ser aperfeiçoado A si mesmo o indivíduo não deve ser jogado. Em comunidade tudo muito ser transformado. Na sincera partilha o sentido é encontrado. Ao agir sozinho há o risco de se perecer isolado. O realizar-se humanamente é aos poucos concretizado. Ao longo da vida faz-se possível ser mais humanizado. Com tempo e determinação o necessário é aplicado. O autenticamente humano, aos poucos, é revelado.

E por aí todos estamos...

Imagem
O contexto parece bagunçado, ninguém aceita estar errado, cada um sua verdade têm propagado. Por vezes, o esforço não gera resultado, todo mundo parece muito saturado, difícil encontrar alguém realmente ousado. O cotidiano cada vez mais complicado, muito pode ser realmente simplificado, necessário se faz encontrar o significado. Algo sempre precisa ser colocado, algum conteúdo deve se manter calado,  nem tudo cabe estar bem explicado. Sentir a real vivência do Sagrado,  no interior se profundamente trocado,  de dentro para fora ser reestruturado.

Autodesenvolvimento

Imagem
Com pouco não se contentar, grande constantemente sonhar,  com o pequeno bem trabalhar, pela sabedoria o melhor aproveitar.  Não se trata de status almejar,  isso não é o mais saudável a se buscar. A grandiosidade no interior trabalhar, moldar aquilo que ninguém pode retirar. O pouco de si não pode contentar, algo novo cabe sempre frutificar. Se esforçar para em ato colocar, o que em potência já é possível vislumbrar.

Para a eternidade...

Imagem
A mais sincera fidelidade, a mais profunda cumplicidade, a mais autêntica caridade, a mais resiliente serenidade, a mais pura solidariedade, a mais genuína forma de maturidade, a mais cordial reciprocidade, a mais completa felicidade, a mais sublime humildade, a mais plena carga de liberdade, a mais equilibrada responsabilidade, a mais profícua interioridade, a mais elevada dignidade,  a mais deslumbrante idoneidade, a mais jubilosa lealdade, a mais perfeita espontaneidade, a mais valente intensidade, a mais atenciosa piedade, a mais assertiva seriedade e algo a mais para frutificar na eternidade...

Pensamentos rodoviários

O mundo está a desabar e a se acertar, em meio à multidão sinto a solidão. Diversas questões a se encaminhar, um misto de aperto e alegria no coração. Um cansaço profundo a se instalar, o peso das demandas trazem aflição. Nem sempre é possível de fato acreditar, a realidade se confunde com a ilusão. No cotidiano a ação do Criador encontrar, não se envolver por qualquer tensão. Agir no pouco que é possível impactar. aguardar o término da tribulação. A vontade é a de realmente perseverar, com fé honrar a própria vocação. Dar o passo antes de o chão vislumbrar, aos poucos presenciar a transformação. (Escrito confeccionados no ônibus entre Assis-SP e Palmital-SP)

Uma sincera e perene gratidão

Imagem
Alegria que aquece profundamente o coração, incontáveis possibilidades em meio à vastidão. Não mais se perdendo em qualquer ilusão,  se equilibrando em meio a cada questão. A angústia não é mais o centro da situação, ela faz parte, mas já não determina a visão. Um viés positivo da vida em constante ascensão, respeitar e acolher cada momento de transição. Caminhando num singelo processo de purificação, buscando refletir a verdadeira inspiração. Não mais se deixando moldar por qualquer paixão, aos poucos tomando posse da redenção. Reestruturando com esmero a própria convicção, na ordem do amor reorganizando cada decisão.  Encontrando a paz por meio da profunda oração,  não mais se contentando com a estagnação. A caminhada não é uma linha reta em evolução, altos e baixos fazem parte da progressão. Manter o foco garante uma nova construção, algo diferente está realmente em consolidação.

Um dia desses, por aí...

Imagem
Alguns fatos passam como um furacão, abalam até mesmo o nosso coração. Cada ocasião traz alguma reflexão,  momento de repensar a condição. Por vezes não cabe manter certo padrão, a roupa velha deixa de ser uma opção. É preciso se adequar a nova situação, manter a essência e agir com prontidão. Ao redor há sempre muita falação, poucos parecem entender a questão. De todos os lados sobra a opinião, raramente há a sincera disposição. É difícil escolher a adequada direção, não se trata de constante superação. Por vezes, cabe somente a manutenção, o desgaste pode levar a autodestruição. Não é sobre viver de especulação, nem se manter sempre na contramão. Culpados e inocentes imersos na tribulação, poucos enxergam além da ilusória competição. Todos os dias buscando ponderação, ao verdadeiro ideal renovando a adesão. Tentando construir a própria coesão, lutando para não se perder na multidão.

Entre caminhos e processos

Imagem
Há muitos caminhos para se seguir, a oração e a meditação ajudam discernir. Não é tempo de com os demais competir, todos colaborando para o sucesso garantir. Momentos pontuais não podem uma vida definir, mas a sucessão deles revelam o predominante agir. Cada condição cabe bem vivenciar e sentir, sempre é possível algo saudável construir. Tudo deve ser um bom motivo para evoluir, não se contentar com o mero e simples existir. Do processo de amadurecimento não se eximir, na mesmice não pode o indivíduo se permitir.

Meditações no calor da emoção

O fracasso reaparece como questão, aparente incapacidade domina a situação. Algo à primeira vista simples de se resolver, mas ainda não foi possível um ponto final oferecer. Uma dor que envolve por completo o coração, paralisa qualquer adequada reação. O corpo todo começa a transpirar e a tremer, falta uma coerente ação para proceder. Há momentos de grande e visível evolução, em outros surge somente a frustração. Interiormente algo ainda precisa se resolver, há ainda dificuldade em premeditar o que fazer.

Andando...

O coração se encontra um pouco apertado, é difícil sempre oferecer o real cuidado, o equilíbrio não é em definitivo encontrado. O perdão ainda não está integralmente ofertado, na alma algo permanece "entalado", o livre acesso não foi de fato alcançado. A dor deixa o indivíduo profundamente dilacerado, a tristeza o envolve por todo lado, inquieto é o seu atual estado. Algo clama por ser aprofundado, o orgulho aos poucos precisa ser quebrado, cada traço de egoísmo sendo desmantelado. Não se pode manter machucado, o processo deve ser vivido e superado, é tempo de um renovo lentamente estruturado.

Um constante acerto de contas

Imagem
Parece que quase tudo está errado, ao contexto me sinto inadequado. Não sei agir conforme o esperado, algo precisa ser melhorado. Todo esforço parece desesperado, o resultado não é encontrado. Por todo lado, sou muito cobrado, todo esse trabalho me deixa cansado. Não se trata de pelo exterior ser sempre moldado, mas algo deve ser interiormente aperfeiçoado. É preciso lidar com a realidade de modo adequado, enfrentar o que precisa ser enfrentado.

Entremeios

Imagem
Lentamente amadurecendo interiormente, não se deixando moldar pelo contexto somente. Aprendendo a dirigir o inconsciente e o consciente, em desenvolvimento de maneira permanente. Buscando silenciar o coração, percebendo a ação do Pai em cada questão. Amadurecendo em qualquer situação, sendo realmente fiel à primeira motivação. Aceitar o que não pode ser transformado, trabalhar o crescimento, por vezes calado. Aposentar a postura de um mero fracassado, vivenciar um novo e melhorado estado. A dimensão da fé sempre fortalecer, ao Eterno constantemente dobrar o próprio querer. Algo novo há de florescer, No essencial os olhos permanecer. Em cada momento encontrar motivos para sorrir, os autênticos valores com determinação transmitir. Ser fiel nos pequenos detalhes onde agir, um legado autêntico aos poucos construir.

Novas permissões e contribuições

Imagem
Filtrar adequadamente as informações. Bem equilibrar todas as emoções. Dar o devido peso às situações. Não aceitar quaisquer condições. Romper definitivamente os grilhões. Evitar as inúteis discussões. Respeitar os limites dos corações. Confiar mais nas próprias intuições. Rever com calma  todas  as questões. Buscar pelas melhores concessões. Não se perder em inúteis discussões.  Ouvir as adequadas recomendações.  Aceitar com resiliência as privações. Reestruturar as próprias ações. Estar atento às imediações. Não se perder em meio às divagações. Revisar bem as recomendações. Superar com classe as aflições. Ir além das cotidianas tenções. Cumprir com êxito as missões.

Cansado

Imagem
Pensamento constantemente atribulado, me sentindo profundamente cansado. Por todo canto tudo muito acelerado, a mente pede cada vez mais cuidado. Algo precisa ser urgentemente partilhado, os excessos deixam o indivíduo silenciado. O coração está realmente atribulado, falta sabedoria para lidar com esse estado. Não deve ser aceito viver sempre desolado, algo no interior precisa estar novamente purificado. O verbo não pode se manter calado, cada movimento deve ser executado. Busco o real significado daquilo que me é ofertado, não pode ser possível estar sempre equivocado, Talvez seja até impossível viver extasiado, mas cabe construir um novo resultado.

A irregularidade do progresso

Imagem
Ainda longe do que realmente quero, mas colhendo além do que espero. Buscando construir um coração sincero, tentando colocar em tudo muito esmero. Mantendo sempre a inocência infantil, e construindo uma sabedoria senhoril. Afastando do interior todo o hostil, gerando uma existência mais gentil. O objetivo é o verdadeiro sucesso, construído sem o problemático excesso. Bem desfrutar de cada progresso, autênticas soluções aos poucos acesso. É difícil esse processo concretizar, são muitas questões a atrapalhar. Por vezes, me vejo a errar e a fraquejar, mas isso não é motivo para desanimar. Tentando sempre me voltar ao essencial, lentamente superando o superficial. Tocar com a alma o mais profundo, o real, Olhar tudo com olhos do Transcendental.

Dinâmica do social e do secreto

Imagem
O incorreto e o correto. O abstrato e o concreto. O indireto e o direto. O exagerado e o discreto. A indiferença e o afeto. A parcialidade e o completo. A bisavó e o bisneto. A liberação e o veto. O mapa e o trajeto. O torto e o reto. O calmo e o inquieto. O comum e o seleto. O indiscreto e o discreto. O metafísico e o objeto. O chão e o teto. O vazio e o repleto.

O ideal estado

Imagem
Perscrutando superar os erros do passado, eles continuam por perto, moram ao lado. O vazio frequentemente tem se instalado, isso deixa profundamente desnorteado. O humano está nitidamente fragmentado, esse fato é difícil de ser superado. A todo instante se percebe saturado, cada excesso à vida tem complicado. A superficialidade tem se instalado,  isso torna o indivíduo subjugado. Esse contexto deve ser contestado, é tempo de lutar pelo renovo aclamado. O recado já foi devidamente anunciado, não há outro caminho a ser trilhado. O silêncio deve ser ampliado e respeitado,  a interioridade necessita de cuidado. Procurar, encontrar e reencontrar o real significado, cicatrizar as feridas herdadas de cada antepassado. Parar de sofrer na prisão interior calado, não se abater pelo que já deveria estar enterrado. O exterior precisa ser silenciado, o barulho interno cabe ser escutado. Cada detalhe devidamente trabalhado, a cura acontece de modo pormenorizado. Um processo que ...

Síntese da Dinâmica da Revelação Divina ao longo da História

O conteúdo da Revelação, transmitido pela Tradição, se encontra registrado inicialmente no Antigo Testamento e se conclui no Novo, juntamente com a morte do último apóstolo de Cristo. Para levar esses pressupostos à diante há um tripé essencial: as Sagradas Escrituras , a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério , porém é somente pela fé – lugar teológico, ethos (comportamento) – que toda essa dinâmica se concretiza e se atualiza na vida da Igreja. Assim, os homens, por meio de Jesus, no Espírito Santo, têm acesso ao Pai e se tornam participantes de sua natureza divina. A Constituição Dogmática Dei Verbum (1965) trabalha sobre a gratuidade de um Deus que se revela por amor. O documento explana os principais elementos necessários para a devida compreensão, interpretação e disseminação do dado revelado. Por outro lado, a Exortação Apostólica Verbum Domini (2010) amplia e aprofunda os conceitos colocados no escrito anterior pensando especialmente no âmbito das Escrituras , da Igreja e ...

Eno, eno, eno...

Imagem
Cuidar do que é realmente pequeno, ao necessário fazer um aceno. Aos poucos profundamente reordeno, não me tornar meu próprio veneno. Ir além do meramente terreno, manter-me sempre calmo e sereno. Sustentar um clima mais ameno, com paciência tudo concateno. O meu passado não mais condeno, novas perspectivas eu armazeno. A mudança interior coordeno, lentamente me torno mais pleno.

Família...

Imagem
a base na qual se confia esperança sempre irradia local onde habita a essência espaço para desenvolver excelência felicidade a qual claramente contagia cuidado que constantemente sacia presença mantida na ausência  sustento em meio a carência pessoas as quais inspiram ousadia sem perder a necessária calmaria perseverança aos poucos se cria exemplo de fé que sempre desafia

Ocorra o que ocorrer

Imagem
O Espírito Santo sopra onde quer,  nem sempre agrada a quem vier. Ele age como realmente quiser, sabe o que é melhor onde estiver. Nem tudo é realmente possível entender,  a certas coisas cabe somente ceder.  Pode incomodar o que está a acontecer, é momento de acolher e desenvolver. O silêncio está a muito me envolver, é tempo de caminhar e proceder. Nem sempre cabe o final compreender, cabe continuar ocorra o que ocorrer.

Para além do possível

Imagem
iniciar pelo exequível transcender o visível se tornar mais sensível lutar pelo imprescindível vislumbrar o inatingível ter a fé como combustível superar cada corruptível estar além do perecível sonhar com o indescritível vencer aquilo que é invencível visualizar uma parte do invisível construir algo incorruptível amadurecer através do sofrível almejar o indestrutível chegar ao próximo nível fazer tudo ser inesquecível experienciar o impossível

Aos poucos...

Imagem
Um momento infinitamente sofisticado,  pela ciência tudo parece ser explicado. O problema é cada vez mais simplificado, a zona de conforto têm se instalado.  Do outro lado, o indivíduo desesperado,  o coração profundamente magoado.  Cada um ao seu modo tem se desdobrado,  mas o resultado nunca é alcançado. Não há quem não esteja machucado, o indivíduo realmente sofre desarmado. Cada um quer ser transformado, a cura passa pelo sentir-se amado. O papo direto e reto bem articulado, o virtual pode ser um pouco ignorado.  O olho no olho realmente estimulado, no diálogo há de se obter resultado. O silêncio novamente estimulado,  um interior humano bem investigado. Aceitar aquilo que não pode ser mudado,  viver cada tempo de modo obstinado. O humano nem sempre têm se equilibrado, é difícil se manter realmente integrado. Por vezes, falta o real significado,  o verdadeiro e importante tem sido ignorado.  Há um ciclo que pode ser quebr...

Vastidão

Imagem
  Há uma maravilhosa vastidão lá dentro, Deus habita no interior, no epicentro. Nessa dimensão eu quase adentro, mas ainda coloco o exterior ao centro. É difícil se desapegar do ilusório, um ato um tanto quanto compulsório. O esforço pessoal chega a ser notório, mas o resultado parece irrisório. O sentimento de fracasso aparece, o indivíduo de força a muito carece. Somente lhe resta fazer uma nova prece, dos seus o Criador não se esquece.

Novamente...

Imagem
Posturas antiga não devem permanecer, o novo cotidiano exige outro proceder. A si mesmo constantemente apreender, evoluir e no essencial sempre se manter. Atenção ao genuinamente humano ter, a ação do Criador no indivíduo favorecer. Complexo discernir o que está a aparecer, cabe muita meditação para bem escolher. Com real cuidado para não enlouquecer, em certos casos é melhor nem discorrer. Sempre cultivar a necessidade do dever, com renovada consciência guiar o fazer.