Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2025

Momento de regeneração

Imagem
Por vezes, em momentos de comemoração, o silêncio está a invadir meu coração. Complexo entender essa contradição, nem sempre consigo me adequar a situação. Não se trata de uma negativa emoção,  medo e angústia não estão em questão. Somente a necessidade de evasão, me afastar de toda e qualquer movimentação. A ajuda externa às vezes não é uma boa opção, a existência se solidifica na interior maturação. O solilóquio revela uma nova dimensão,  bem prepara para o diálogo com o irmão. Oportunidade de construir a coesão, vivenciar bem o momento introspecção. Nem sempre é possível a superação,  cabe lidar com cada vez mais ponderação.

E por falar em DNJ... Que tal refletir um pouco sobre a morte?

Imagem
Imagino ser do conhecimento da maioria dos adolescentes e jovens – de todas as idades –, na Diocese de Assis, que no dia 06 de novembro deste ano ocorrerá o DNJ (Dia Nacional da Juventude) na cidade de Maracaí-SP, cuja patrona é Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Será um momento único e muito especial após esses anos de atividades on-line por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a qual afetou a todos profundamente de alguma  maneira. Exemplo de santidade Pensando nisso tudo, lembrei-me de uma cena muito interessante no filme que retrata a vida da referida santa. Logo no início, ela e toda sua família estavam reunidos fazendo um piquenique num jardim, então Teresinha se aproxima toda alegre, oferece um pequeno buquê à sua mãe com algumas flores colhidas naquele local. Ambas se abraçam e a criança diz: “Mamãe, eu gostaria que você morresse!”, os pais estranham a afirmação, e sua mãe questiona: “Teresa, por que diz uma coisa dessas?” Ao que ela responde: “Porque eu q...

Algo a oferecer

Imagem
Tocar a interioridade pode inicialmente doer, as feridas, com certeza, vão aparecer.  De qualquer modo, é preciso tudo remexer,  assim se encontra o sentido do próprio ser. Em si mesmo não há o que temer, no interior humano é possível se proteger. Deus está ali para nos acolher, as próprias bases podem se desenvolver.  Não se trata de um egoísmo a florescer, do outro não é possível se esquecer. Aos demais não há como bem atender, se consigo mesmo o indivíduo não se resolver.  É um processo, seu fim não nos cabe ver,  somente aceitar o compromisso de amadurecer. Ao mesmo mundo um novo olhar oferecer,  por dentro o próprio eu está a se refazer.

Um dia ou uma noite

É complexo entender a real dimensão,  há muito da existência em questão. A cada dia uma nova emoção, o desafio é dançar no ritmo da canção. Sempre tem uma nova situação, algo que toca no profundo do coração. É importante uma madura reflexão,  cabe escolher a adequada decisão.  Para quase tudo é possível solução, não se pode guiar pela mera ilusão. A própria realidade demonstra a direção, o Criador não abandona sua criação.

O caminho a ser trilhado

Muito tenho realmente ganhado, mas pouco está bem disseminado. A incoerência tem me sufocado, interiormente algo deve ser melhorado. Me encontro como um dado viciado, sempre caindo no mesmo lado. De mim mesmo alienado, cada vez mais refreado. Tudo constantemente muito atribulado, isso deixa frequentemente cansado. Me sinto bem fragmentado,  em vários aspectos sou limitado. O erro que tenho condenado, com frequência por mim é praticado. O ano é novo, mas me sinto no passado, na mesma falha pareço aprisionado. Em silêncio, um constante grito exaltado, me vejo comigo mesmo indignado. Sou alguém indisciplinado, que se cobra como um desesperado. Realmente me encontro incomodado, por diversos lados bem acuado. Por mim mesmo acusado, consideravelmente desanimado. É tempo de ser um pouco mais ousado, ignorar cada excesso por aí exalado. Parar de agir como mais um preocupado, não me permitir curvar para o pecado. Buscar ser verdadeiramente honrado, me inundar pelo real significado. Seguir p...