Pesquisas Acadêmicas


JOGADA INTELIGENTE: transformando a educação através da aprendizagem baseada em jogos digitais
(2024)


Projeto de Extenção Universitária com o objetivo de promover o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, médio e superior por meio da integração da tecnologia dos jogos de tabuleiro digital (xadrez e damas), considerando a importância do desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas, socioemocionais, criatividade e competências digitais, com o propósito de melhorar significativamente a qualidade da educação em todos os níveis.

Para mais informações clique aqui.


FENOMENOLOGIA STEINIANA: Diálogos Entre Tomás de Aquino e Husserl
(2020)

 Edith Stein deixou um grande legado filosófico, fenomenológico, antropológico-pedagógico e místico ao longo de uma carreira intelectual, vivida entre 1916 – ano da defesa de sua tese de doutorado – à 1942 – momento da morte no campo de extermínio Auschwitz II. Oriunda de uma família judaica fervorosa, torna-se ateia e, posteriormente, converte-se ao catolicismo – mais tarde vindo a ser freira carmelita. Mostrou ao longo de sua produção uma forte coerência entre vida pessoal e trabalho científico. Possuía um modo único de organizar e disseminar seu conhecimento, de maneira acessível, devido ao fato de também ter se destacado como educadora. Além disso, desenvolveu e trilhou um caminho muito diverso daquele iniciado com Husserl – seu mestre – por causa da maneira autônoma e singular com a qual prosseguiu seus estudos. No presente artigo, há por objetivo demonstrar, através da análise de um diálogo produzido por ela, o modo como Stein conseguiu relacionar seus estudos fenomenológicos com a filosofia escolástica, de São Tomás de Aquino. No intuito de atingir esta meta, será preciso compreender um pouco da fenomenologia de Husserl, conhecer alguns aspectos importantes da biografia de Edith Stein e o modo como ela passou a conceber a proposta filosófica de seu orientador e, em consequência das análises finais, haverá a oportunidade de se adentrar em alguns aspectos da filosofia tomista também. Nesse sentido, o presente texto encontra-se dividido em três parte: "2.1. Edith Stein, Husserl e Fenomenologia"; "2.2. Características Gerais da Obra Fenomenológica Steiniana" e "2.3. Diálogos entre Tomás de Aquino e Husserl". A obra steiniana ainda não possui ampla divulgação no Brasil, nesse artigo poderemos perceber como isso tende a ser prejudicial aos estudos filosóficos.


*Agradeço à dona Ceci professora que prontamente corrigiu este trabalho a fim de que estivesse dentro da norma padrão da Língua Portuguesa.


Infância e mocidade no memorialismo de Gilberto Amado (1887-1969)
(2017-2018)


Os presentes relatórios possuem por objetivo expor os resultados parciais e final de minhas pesquisas de Iniciação Científica em História que giraram em torno das duas primeiras obras memorialísticas do autor-personagem Gilberto Amado (1887-1969): História da minha infância (1966) e Minha formação no Recife (1958). Tal trabalho têm como meta principal identificar questões relacionadas à autobiografia e à memória, perceber as marcas temporais e os modelos narrativos usados por Amado, ao mesmo tempo em que se procura entender as diversas relações entre dinâmica social e cultural no período da República Velha. Deste modo, buscou-se contextualizar características e aspectos da forma como a infância/mocidade do autor se apresenta enquanto memorialista e como se mostra nesse processo do contexto histórico da época a partir dos livros citados e de obras bibliográficas complementares que estão sendo escolhidas, lidas, fichadas e analisadas durante os trabalhos.






Revoltas e relações de poder no Chile dos séculos XVI e XVII
(2016-2017)

 A pesquisa: "Revoltas e relações de poder no Chile dos séculos XVI e XVII", que busca mapear os processos e as dinâmicas históricas das primeiras manifestações de descontentamento ocorridas no Chile dos séculos XVI ao XVII, é parte integrante de um estudo maior sobre as: Revoltas e relações de poder no universo latino-americano (séculos XV-XIX). Este estudo conta com a participação de 11 bolsistas BAAE I (BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO I), sendo o discente Marcos Henrique de Lima o responsável pela coleta de informações sobre conflitos ocorridos no Chile.

Para mais informações clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

despedidas

Uma hora a gente acerta

Em contato com Deus