Postagens

Mostrando postagens de junho, 2024

Revendo conceitos

Imagem
São muitos os efeitos, diversos os proveitos, alguns deveres e direitos, por vezes há vários preceitos. Cuidado com os defeitos, não os transforme em confeitos, evitar os pensamentos estreitos, incontáveis são e realmente suspeitos. Há sempre novos jeitos,  nem todos são aceitos,  entre eleitos e reeleitos, satisfeitos e insatisfeitos. Erros não podem sem desfeitos,  nem mesmo os desrespeitos, frequente há suspeitos,  ir além de conceitos rarefeitos. Existem os que se acham perfeitos, muitos se reconhecem imperfeitos, incontáveis são os trejeitos, cabe reelaborar os pré-conceitos.

Transitoriedade

Imagem
Quase tudo é transitório, eis um fato realmente notório. Do passado é preciso o velório,  esse momento é também introdutório. A mudança é algo compulsório, a resistência a ela pode ser mortório. Nem tudo é realmente aleatório, há processo que é conciliatório. Quanto a vida parece um interrogatório, a coerência interna é fator decisório. A experiência agrega ao repertório, de quem não se limita ao que é notório. Estagnar é plenamente insatisfatório, o indivíduo passa para um vazio falatório.  Há o risco de um viver depredatório, não vale a pena se prender ao irrisório. É preciso um agir articulatório, evitar qualquer discurso alienatório. Construir um agir emancipatório, aceitar que todo o processo é preparatório.

Reordenação

Imagem
Em inusitadas fases, compete rever as bases, lidar com os entraves, sentir as adversidades. Revisitar valores, aprender com as dores, realizar clamores, questionar horrores. São muitas sensações,  incontáveis questões, bem pensar as ações,  não se dobrar às provocações. Nada é como antes, cabe criar novos ditames, dialogar com os limites, analisar os entraves. Aguçar os olhares, contemplar os detalhes, respirar novos ares, reordenar os internos lugares.

Propósito de fidelidade

Imagem
Sempre a buscar pela própria identidade, construir uma trajetória de interioridade,  agir com autêntica simplicidade,  proporcionar a verdadeira equidade. Questionar toda e qualquer novidade, não se deixar levar pela banalidade, bem usar da própria liberdade, desenvolver a adequada caridade. Não se contentar com qualquer realidade,  selecionar o que vem da exterioridade, voltar-se para a interioridade,  almejar um caminho de santidade. Os contrários viver com qualidade, conceber uma proposta de unidade, se moldar em meio a adversidade, incessantemente buscar a verdade. Encontrar em si a rastros de eternidade, sustentar sinceramente a serenidade, desfrutar da existência com dignidade, guiar-se por um propósito de fidelidade.

O outro

Jamais se conhecerá completamente,  isso é preciso ter sempre em mente, um universo totalmente diferente, é impossível decifrar definitivamente. Por mais que se olhe de frente,  Há o pensamento agindo interiormente, um desconhecido passado multivalente, um futuro imprevisivelmente latente. Com o outro cabe ser paciente, respeitar cada situação divergente, agir cordialmente e ser indulgente, se tornar realmente clemente.

Reaprendizagens

Imagem
Coração profundamente inquietado, o indivíduo está bem cansado. Já desaprendeu a ficar relaxado, vive constantemente preocupado.  O silêncio se encontra distanciado, é barulho por todo lado. O estresse parece enraizado, O artificialismo está naturalizado. Em Jesus Sacramentado, se encontra Seu esplendor inigualado. O humano diante d'Ele fica entediado, esqueceu o real valor do Sagrado. É tempo de reaprender o significado, contemplar o Salvador Amado. Deixar de lado tudo o que é exagerado, reencontrar o significado hoje ignorado.

(In) constante

Imagem
É difícil se manter perseverante, a instabilidade se mostra predominante. O pouco já deixa o indivíduo inconstante,  acaba sendo fácil se tornar irrelevante. A estagnação é realmente entediante, é preciso lutar pelo profundamente abundante. Erros e defeitos em cada um fervilhando, cabe estar constantemente vigilante. Muito esforço para seguir sempre avante, a meta final até parece mais distante. Por vezes se fica muito ofegante, mas a vontade deve ser a dominante.  Cabe uma luta interior constante,  lentamente a existência se revela um belo diamante.

Novo homem...

Imagem
O eu de ontem hoje jamais se sustenta,  ao passado não mais se acorrenta. Uma nova versão de si ele experimenta,  porém essa ainda não o contenta. Um vazio que não mais aguenta, a expectativa de mudança só aumenta. A transformação sempre fomenta, mas há ausências e isso lamenta. A transição gera grande tormenta,  porém deve ser sentida de forma lenta. Cada desenvolvimento acalenta, ao final um novo homem se apresenta.