Postagens

Mostrando postagens de 2022

Recomeços...

Imagem
Depois que conquistamos certo domínio sobre as coisas – o pelo menos acreditamos ter conquistado –, atingimos algum grau de maturidade em nossas ações – o qual, por vezes, pode ser mera ilusão –, determinamos nosso espaço de pertença na sociedade – ou ao menos imaginamos ter feito isso – é muito difícil recomeçar, ainda mais quando externamente não há nada que nos obrigue a realizarmos grandes mudanças em nossas vidas. Foi esse exatamente esse o desafio que me coloquei nesse ano de 2022, processo esse o qual, na verdade, já vinha sendo gestado de algum modo desde o ano de 2020. Mesmo sendo professor formado e com trabalho garantido para o ano todo, resolvi “entrar de cabeça” em um processo de discernimento vocacional e deixar tudo de lado para adentrar uma experiência no seminário propedêutico de minha diocese. Fiz algo jamais imaginado por mim: para visão limitada e humana, troquei o certo pelo duvidoso, ainda mais quando consideramos a necessidade de se passar por um long...

(Todos) Verão (ou não)...

Imagem
O céu anoitece bem estrelado, tudo ao redor está calado. Amanhece tampado, chuva por todo lado, no verão o clima é intercalado. Chuva e sol fazem revezamento, no coração uma explosão de sentimento. O fim de ano está em andamento, novas oportunidades surgem ao relento, sempre é tempo de aprofundamento. Muitos pelas ilusões se deixam enganar, nada de novo se o essencial não se focar. O comércio e as viagens estão a bombar, é preciso para o interior se voltar, a incoerências é necessário transformar. No silêncio campestre me refugio, do ruído busco me tornar alheio. Me aproximo do Deus em quem confio, n'Ele encontro um confiável tugúrio, essa metamorfose vivencio.

Para o Natal...

Imagem
Estamos na reta final, próximo está o Natal. Um tempo de espera real, a conversão deve ser total. Jesus precisa renascer nos corações, é tempo de purificar as paixões. Procurar melhores soluções, reeducar nossas ações. Sempre haverá dificuldade, momentos de enfrentar a maldade. Isso não empobrece realidade, nos ensina a crescer na fidelidade.  No Menino Deus devemos nos inspirar, a existência Ele há de ressignificar. N'Ele podemos confiar, nunca deixará de nos amar.

Ora, ora, ora...

Imagem
Minha mãe, minha Senhora escravo teu me faço nessa hora. Por vezes, minha alma chora, teu consolo ela implora. Meus anseios sei, não ignora! Estás presente aqui e agora. Aos que lhe são confiados não explora, age sem nenhuma demora. Assim, todo o medo se evapora. Como no amanhecer surge a aurora, na terra, de Jesus foi a progenitora e d'Ele foi a humana formadora. Exemplo de como Cristo se adora! Dela, todo o católico se enamora! A experiência terrena ela melhora! Por Maria a humanidade se revigora!

Ista, ista, ista...

Imagem
Personalista! Protagonista! Utopista! Insista! Persista! Antagonista! Detalhista! Perfeccionista! Futurista! Pacifista! Otimista! Idealista! Realista! Conquista! Reconquista! Não desista! Chegará à conquista!

Escravizar é humano?

Ao observarmos a História, há a impressão de que o hábito de escravizar pessoas é algo natural, inerente à sociedade humana, pois em uma rápida análise é possível constatar a provável existência dessa prática desde a pré-história. Todavia, ao se voltar a atenção para as justificativas e mesmo para os elementos responsáveis por possibilitar a determinados grupos sociais escravizarem outros há de se constatar que são sempre colocações arbitrárias pautadas em puros interesses egoístas pessoais que desconsideram os direitos naturais de todos os seres humanos. Segundo o relatório Índice de Escravidão Global 2016 (Fundação Walk Free), mesmo sendo uma prática proibida, aproximadamente 45,8 milhões sofrem algum tipo de escravidão moderna, sendo mais da metade mulheres (OIT, 2012). Ao se analisar mais a fundo os dados, percebe-se que os países mais afetados com esse problema são: Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Uzbequistão, Coreia do Norte e Camboja. Nesse contexto, destacam-se fatores com...

Santidade...

Contra o pecado lutar, Energias bem canalizar. À Deus se entregar, indivíduo novo vêm se formar. Não se trata de grandes coisas fazer, mas, no pequeno fiel permanecer. Hábitos corrompidos desfazer, na oração constante se fortalecer. Ter fé de que o melhor está por vir, à Jesus Cristo sempre seguir. No caminho de santidade persistir, não ficar no chão quando cair. Uma vida pautada no amor, com louvor enfrentar toda dor. Não deixar de fazer um clamor, devolver ao cotidiano sua cor.

Reincidência

Imagem
Não posso negar, a todo o instante me vejo como alguém inconstante, mesmo buscado uma vontade determinante, erro, falho e caio de maneira constante. O fim do ano já vem chegando, meu caráter estou lentamente moldando, porém há dias que em nada estou melhorando, nem sempre a estabilidade me vejo encontrando. Por vezes, é complicado se acalmar, a decadência parece me rondar, são muitas coisas a se pensar, a existência é difícil interpretar. É complicado o equilíbrio manter, na fé sustentar o meu próprio ser, no caos encontrar o melhor proceder, a harmonia lentamente ver florescer.

Finitude...

Imagem
Dia de Finados, todos mais calados. Falecidos e amados, muito relembrados. Sepulcros caiados, sentimentos despertados. Túmulos abandonados, casos ignorados. Flores aos lados, remorsos guardados. Orações e brados, milagres alcançados. Sorrisos resignados, corações obstinados. Interiores silenciados, louvores inigualados.

Processos...

Imagem
“Para entendermos a nós mesmos, antes temos que abandonar as certezas e, depois, procurar as respostas” (São João Paulo II) Foi no dia 6 de agosto de 2017, num domingo à tarde na sala de estar da casa de meus pais, com a minha irmã e a minha mãe, assistindo ao filme “Uma amizade com Papa João Paulo II” (2014), quando, pela primeira vez, ouvi essa frase sendo pronunciada pelo personagem que então interpretava esse grande santo. Naquele momento, essa sentença me fez pensar muito e, desde então, nunca mais a esqueci. Depois desse episódio, assisti a esse longa-metragem em duas outras oportunidades até o momento e, em ambos os casos, o impacto fora semelhante. A profundidade e sabedoria desses dizeres são atemporais, servem para todos em quaisquer épocas e contextos históricos. Para ser bem sincero eu não me lembrava desta data especificamente. Mas, não é de hoje, que possuo o hábito de publicar em minhas redes sociais trechos de livros, filmes, aulas, pensamentos... os quais d...

Para lembrar de sair da zona de conforto

Muita aparência e pouca essência, uma crescente e coletiva demência. Mais e mais é preciso silenciar, luta interior e exterior é preciso travar. Por todo lado muita ansiedade, o sofisticado substitui a simplicidade. Há uma drástica queda na qualidade, a vida humana passa por dificuldade. Algo de novo precisa acontecer! Cada um, de maneira diferente deve proceder! Do modo atual não é possível permanecer! Tempos de se evoluir! Não se pode deixar sucumbir! É hora de progredir!

12 de outubro

Imagem
Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, que no rio teve sua imagem surgida, a cada filho seu ela convida: uma verdadeira mudança de vida. Do Brasil ilumina a existência, vem cuidar de nossa essência, coloca a verdade em evidência, Transforma toda a vivência. São diversos problemas por todo lado,  observo tudo e sofro meio calado, essa situação tem me deixado cansado, é difícil me manter bem animado. Política desequilibrada! Fome alastrada! Economia esfacelada! Nação desestruturada! Igreja dividida! Esperança aborrecida! Ideologia parece fluída! Realidade distorcida! O país grita por socorro, por isso à vossa intercessão recorro. Em forma de versos essa oração transcorro, em direção ao seu colo eu corro.

O que está acontecendo com a Inteligência?

No livro “A Evolução Criadora” o filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) afirma: “Há coisas que apenas a inteligência é capaz de procurar, mas que, por si mesma, não encontrará nunca. Essas coisas, apenas o instinto as encontraria; mas não as procurará nunca”. Refletindo sobre o cenário político, social, sanitário, ambiental, econômico, educacional e religioso do Brasil, vê-se a confirmação dessa sentença, pois percebe-se na ação e na fala das pessoas decisões descabidas de qualquer censo, demonstrando práticas pautadas apenas pelo instinto – ou seja, limitadas –, sem levar os indivíduos a olharem para além de seus próprios interesses mesquinhos, desconsiderando o conhecimento cientificamente estruturado. Diante disso, questiona-se: Quais seriam as razões justificadoras dessa inversão em que vemos uma exaltação da tolice em detrimento da inteligência? Em outubro de 2018, a edição 394 da Revista Super Interessante trouxe ao público uma capa sugestiva com a imagem de um busto vestido ...

Peregrinação

Imagem
Rumo ao Santuário de São Miguel caminhamos, rezamos, conversamos, rimos e choramos. Por vezes, o medo demonstramos, mas nem por isso desanimamos. Dúvidas no coração carregamos, mas na certeza da Salvação confiamos. Por muitos quilômetros andamos, crescimento espiritual buscamos. Em alguns momentos fraquejamos e erramos, porém no Arcanjo consolo encontramos. Nossa fé aprimoramos, em nenhum momento desanimamos. Alguns amigos novos ganhamos, e outros tantos reencontramos. Uns aos outros nós amamos, juntos a cada um transformamos. Pessoas melhores lentamente nos tornamos, mas a peregrinação não terminamos. A santidade sempre almejamos, por isso pela vida sempre peregrinamos. (Memórias da Peregrinação de Assis-SP ao Santuário de São Miguel Arcanjo – Bandeirantes-PR – nos dias 24 e 25 de setembro de 2022)

Melancólico sou, me educando estou

Imagem
Em meus pensamentos a me perder, no isolamento prefiro me manter. Silenciar exteriormente é meu querer, analisar é o que melhor sei fazer. Fixado em alguns assuntos sou, foco excessivo sempre se conservou. O medo volta e meia se instalou, desânimo frequentemente se concretizou. Fidelidade é meu primeiro nome, cuidar daqueles que amo me consome. De sentido na existência tenho fome, me sacrifico mesmo que a dor conta tome. Volta e meia perdido em pensamentos, profundamente marcado pelos sentimentos. Ótima memória para certos momentos, lentidão em trabalhar interiormente alguns elementos.  Contra algumas dessas tendências a lutar, o ânimo em Cristo sempre encontrar. Convivências seguras estou a buscar, na prática o exemplo de Cristo colocar. Me aceitar e de mim mesmo não fugir, em direção ao outro necessito ir. O cuidado com os demais deve existir, além de pensar, procurar agir. Muitos hábitos preciso amadurecer! Novos costumes devo desenvolver! Como me encontro não devo p...

Na corda bamba

A busca pelo equilíbrio me consome, de harmonia interior tenho fome. Numa corda bamba sempre a andar, nessa situação devo lutar sem cessar. O cair é bem fácil de acontecer, não cabe o desânimo quando ele ocorrer. Altos e baixos em todos os momentos, Uma explosão de distintos sentimentos. Sobre essa questão há muito a se pensar, às vezes em palavras não há como expressar. Ao Senhor tudo devemos oferecer, há sempre uma oportunidade de crescer.

Direito de escolha? Onde está?

Eleições logo vão ocorrer, um candidato é difícil escolher, não vejo boa alternativa para se recorrer, o cenário atual não consigo entender, é muito confuso o que está a acontecer, a opção acertada não é possível ver, nada fácil é uma boa escolha fazer, donos da verdade não cansam de aparecer, as falsas informações o contexto está a empobrecer, discussões vazias atrapalham um bom proceder, o Brasil está de diversos modos a perecer. versos inconclusos é o melhor a se oferecer, neste momento que estou a viver, pois assim se encontra o meu processo de apreender.

Contrariar os instintos

Imagem
Aos instintos não é bom se limitar, é possível uma resposta madura dar. A alma sobre o restante deve prevalecer, em Deus devemos moldar nosso ser. No contexto o caos pode imperar, mas no interior isso não deve penetrar. A autonomia é preciso fortalecer, o outro não deve por eu escolher. Pensamentos impuros canalizar, o tempo bem organizar. Sempre observar o que o hoje pode oferecer, aproveitar as oportunidades de crescer. Respostas rápidas sempre evitar, a realidade é importante analisar. O impulso inicial pode não resolver, na reflexão vê-se a coerência florescer. A maturidade constantemente buscar, focar naquilo que se quer conquistar. A determinada determinação deve permanecer, de outro modo nos resta o mero perecer. Na vida interior é importante focar, somente ela leva à maturidade encontrar. O exterior por vezes se deve esquecer, O excesso de conteúdo danifica o perceber.

Escolhas

Imagem
São muitos  os dedos a apontar os caminhos que se devem trilhar as opções seguras pelas quais caminhar os meios certos para tudo melhorar. Diante disso tudo fico a questionar são muitas incoerências a se apresentar é difícil uma decisão saudável tomar nenhuma opção percebo bem ajudar. No exterior tudo bagunçado parece estar todos dizem a resposta certa apresentar mas, um oposto ao outro vêm se mostrar é tão confuso saber como bem avaliar. Modelos humanos estão todos a fracassar algo além necessito hoje buscar nadar contra a correnteza é preciso tentar a Autêntica Verdade sempre procurar. Devo para a vida interior me voltar lá, com certeza, Cristo há de falar porém tem sido bem difícil silenciar tenho dificuldades de no essencial focar. É nítido, a dispersão está a me atrapalhar esse contexto em nada vêm ajudar minha luta agora é o afastamento buscar meus ouvidos a Deus bem escutar. Em Edith Stein vejo alguém a quem me inspirar santidade semelhante estou a buscar como el...

80 anos do Martírio

Imagem
Em berço judeu Edith Stein nasceu e cresceu, mas por um bom tempo agnóstica permaneceu, nos estudos, a busca pela verdade a absolveu, na Igreja Católica o que procurava lhe apareceu. A santidade não é apenas sorte, do pecado, exigiu dela um corte, foi preciso enfrentar a própria morte, em todo momento ela precisou ser forte. Pelo direito das mulheres teve de lutar, a estrutura humana buscou analisar, aspectos da educação conseguiu inovar, como filósofa muito pode nos auxiliar. Como uma pessoa simples de sua época viveu, há todos muito ensinou e aprendeu, mas quando a Jesus conheceu, um diferencial em seu interior floresceu. Santa Teresa D'Ávila ela encontrou, São João da Cruz lhe inspirou, São Tomás de Aquino a ensinou, diversos santos, do Salvador, a aproximou. Razão e fé ela conseguiu bem reunir, pesquisa, santidade e humanidade juntas fez fluir, diálogo inter-religioso em si pôde surgir, através de sua vida muito há de se refletir. Com seus trabalhos acadêmicos rique...

Passagens...

Imagem
Menos de cinco meses para o ano acabar... Muitas coisas estão a se confirmar, outras um fim não parecem encontrar. Os dias, de pressa, estão a passar, a rotina sempre a se aperfeiçoar, novas oportunidades de recomeçar. É difícil nessa situação se encontrar, certezas em dúvidas estão a se transformar, não vejo base humana sólida a me sustentar. Diversas vozes no exterior a falar, direções todos estão a apontar, ninguém sabe ao certo qual caminho trilhar. Um adulto mais maduro estou a me tornar, com as incertezas lentamente aprendendo a lidar, no caos buscando me equilibrar... Muitas vezes a errar e em algumas talvez acertar, procurando silenciar e no interior escutar: Deus está em mim a bradar. É tempo de atenção a Ele ofertar, em meio às incertezas há de nos guiar, está na hora de nossa fé aperfeiçoar.

Determinada determinação (ainda em construção)

Imagem
Para o essencial preciso me voltar, os excessos estão lentamente a me matar. Os ruídos verdadeiramente preciso silenciar, o próprio interior devo com atenção escutar. Sei que mais do mesmo estou novamente a falar, mas em minhas atitudes mudança não consigo demonstrar. Vejo que a sede de crescer está em mim a gritar, quero contra minhas incoerências lutar. É tempo de novamente recomeçar, teoria em autêntica prática transformar. Uma pessoa nova me tornar, no mundo rastros de santidade deixar.

Agora é hora... de agir!

Imagem
É hora de agir! Por vezes percebemos o despreparo, nos sentimos sem nenhum amparo, em alguns momentos nada parece claro, mesmo tentando a realidade não aclaro. É hora de agir! Não se deve no estado atual permanecer, é chegado o momento de amadurecer, o mundo exterior pode não nos proteger, isso não muda que algo se deve fazer. É hora de agir! Na humanidade parece não haver suporte, mas ninguém é deixado à própria sorte, não estamos largados na morte, em Jesus temos um excelente Norte. É hora de agir! O barulho gerado e alastrado no exterior, pode confundir muito o expectador, feche os ouvidos a todo o rumor, escute Deus falar em seu interior. É hora de agir! É preciso buscar a vida de oração, para assim encontrarmos a Salvação, de modo a mudarmos nossa ação, nos elevarmos a outra dimensão. É hora de agir! São processos doloridos e demorados, exige corações muito quebrantados, que querem pelo amor serem transformados, em diversos aspectos sejam reeducados. É hora de agir! Is...

er", "er", "er"...

Imagem
Hoje vejo ter muito a aprender, sou um ser humano que está a crescer, um desafio devo fazer acontecer, colocar em prática a teoria sempre a ver. Na vida dos santos vejo como devo ser, mas por vezes é difícil bem proceder, cansaço está constantemente a aparecer, ainda assim o desistir não deve ocorrer. O barulho em volta está a me envolver, isso dificulta meu bom proceder, ao silenciar é preciso recorrer, deixar Deus ir em frente e bem resolver. Aprofundar a vida de oração vêm favorecer, a intimidade com o Pai desenvolver, boas escolhas procurar fazer, nessa intimidade me fortalecer.

Resilientemente

Imagem
É extremamente difícil se reinventar quando sua consciência está a te acusar e o seu erro sempre a cobrar. Sabemos que é do humano falhar por vezes nos esquecemos de recomeçar no pecado tendemos a nos fixar. À Misericórdia se deve olhar de cada um de nós está a cuidar se permitirmos ela pode purificar. A mudança por vezes vem atordoar a vida constantemente reestruturar o doer está sempre a moldar. Quando por Deus se deixa guiar a dificuldade pode até chegar mas a vitória há de se alcançar.

De "or" em "or"

Imagem
Importante é priorizar a vida interior para melhor cuidar do exterior. Íntimo se tornar do Senhor a todo momento exalar seu amor. Logo após cair, levantar com furor, eis um desafio muito transformador. Não basta apenas pedir ao Salvador, atitudes novas sempre devo me propor. Transformar-me em um brado de louvor este desafio me coloco por onde for.

Metamorfoseando

Imagem
Agora metade do ano já se foi, parece que ontem para 2022 dei um "oi". Chega a ser engraçado como está a ocorrer, O inesperado virou a rotina de cada amanhecer. Ontem um simples professor eu era, hoje o sacerdócio diocesano me espera, o cotidiano está a me moldar, logo o novo irá no horizonte se formar. Ainda é tudo muito incerto, mas sinto a presença do Altíssimo por perto. Isso faz diminuir a dor da transformação, cresce a esperança de viver bem a vocação. Volta e meia surge o cansaço, lembro-me que não sou de aço. Em Cristo temos repouso, um passo a mais na fé eu ouso.