Postagens

Mostrando postagens de março, 2019

Resiliência

R eestruturar pensamentos! E nobrecer sentimentos! S eguir sem ressentimentos! I luminar a própria escuridão! L utar pela transformação I rradiar esperança! E spalhar temperança! N ão desistir! C ontinuar a prosseguir! I nsistir, A té sua meta atingir!

F´!

Imagem
Definir fé é muito difícil e complexo, pois se trata de algo que transcende a lógica humana em todos os sentidos. Talvez, tal termo nem sequer possa ser realmente definido e compreendido em sua essência, mas apenas sentido e vivido em profundidade por aqueles que de fato conseguem tê-la em sua plenitude. Ter fé é confiar em algo não palpável e passível de ser comprovado pela ciência. Nos dizeres de Hb 11, 1 ela “é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.  O catolicismo romano a classifica como uma das três virtudes teologais juntamente com a “esperança” e a “caridade”. E, finalmente, Santo Agostinho de Hipona vêm a nos dizer que “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”. Mas, creio que tudo isso ainda seja muito pouco para realmente explicar a fé. Seus efeitos são incalculáveis e imensuráveis. Através dela coisas e fatos inacreditáveis acontecem, milagres se concretizam, vidas são mudadas... V...

Percurso para plena paz

Primeiro portar pensamento positivo para percorrer percursos perigosos, porém preponderantes. Pessoas precisam prepararem-se para perseguir projetos próprios, possivelmente prósperos. Posteriormente, passar por problemas potentemente perturbadores para a paz pessoal. Persistir! Perseverar! Proceder prudentemente! Priorizar paciência, principalmente. Procrastinação? Pressa? Perdas? Podem prejudicar passos preciosos! Preferível parar, pensar, posteriormente prosseguir persistentemente! Permanecer preparado, pois passarás por possíveis peculiaridades. Perceber poesia pelo percurso, pois poesia precisamos pra permanecermos plenamente pacificados pelo processo percorrido por poucas pessoas potentes, previamente preparadas para posteriores percalços.

Considerações de um jovem professor em início de carreira

Enquanto isso no estágio de iniciação à docência... Aluna (12 anos): Tio Marquinhos você namora? Eu (21 anos): Não. Aluna: Já namorou? Eu: Não. Aluna: Você gosta de mulher? Eu: Sim. Hoje em dia está meio difícil arrumar namorada para um relacionamento sério. Aluna: E namorado também, eu ainda continuo solteira... Parece cômico? Mas, não é! Nossos adolescentes estão se tornando adultos precoces (em certos aspectos, mas não em todos) e isso os leva a serem pais prematuros e irresponsáveis...  Nesse mesmo dia de estágio, na mesma escola, em outra sala de aula, encontrei um rapaz de 15 anos que já possuía dois filhos, tinha mais um que estava por nascer e havia reprovado na escola duas vezes. Tempos difíceis os nossos... Nessa situação fico a me questionar: Como agir na escola? Como conscientizar os nossos alunos? E os pais deles, muitas vezes ausentes? Às vezes me perco em meio a esse mar de incertezas e dúvidas...

Quaresma

Não é tempo de tristeza, nem de sofrimento e aspereza. É tempo de penitência! De reencontrar a essência! É momento de mudar de condição, lutar contra o pecado em questão! Amadurecer na fé e na oração. Buscar uma verdadeira conversão. Quarenta dias para uma profunda transformação. À Jesus verdadeiramente se entregar, n'Ele, de fato, confiar! Toda a vida renovar para do melhor poder desfrutar e a alegria interior a todos irradiar. A essência está em não desanimar, nesse momento não podemos fraquejar! Lembrar de tudo o que Jesus passou e entender que por nós tudo suportou. É preciso se penitenciar para a fé fortificar, a vida de oração aprofundar e a vontade de Deus realizar!